quarta-feira, 4 de abril de 2018

Screaming Trees - Other Worlds/Clairvoyance

Banda: Screaming Trees
Gênero: Alternative Rock, Grunge, Neo-Psychedelia


Disco: Other Worlds
Ano: 1986(*)
Faixas:
1. Like I Said (2:34)
2. Pictures In My Mind (2:00)
3. The Turning (2:47)
4. Other Worlds (2:39)
5. Barriers (2:51)
6. Now Your Mind Is Next To Mine (2:04)
Músicas de autoria da banda.
Créditos:
Mark Lanegan: Vocals
Van Conner: Bass
Gary Lee Conner: Guitar
Mark Pickerel: Drums
Músico adicional:
Steve Fisk: Organ (faixas 2, 3)
(*) CD lançado em 1988.

Disco: Clairvoyance
Ano: 1986(*)
Faixas:
1. Orange Airplane (3:02)
2. You Tell Me All These Things (2:12)
3. Standing On The Edge (5:39)
4. Forever (4:22)
5. Seeing And Believing (3:35)
6. I See Stars (4:32)
7. Lonely Girl (3:07)
8. Strange Out Here (4:27)
9. The Turning (2:44)
10. Clairvoyance (4:03)
Músicas de autoria da banda.
Créditos:
Mark Lanegan: Vocals, Violin (faixa 8)
Van Conner: Bass Guitar
Gary Lee Conner: Electric Guitar
Mark Pickerel: Drums
Músicos adicionais:
Joey Conner: Backup Vocals (faixa 1)
Steve Fisk: Piano (faixas 7, 10), Organ (faixa 9)
Michael "Pete" Peterson: Backup Vocals (faixa 7)
Gary Lee: Organ (faixa 2)
(*) CD lançado em 2005.


Biografia:
Banda biriteira de rock pesado da comunidade rural de Ellensburg, perto de Seattle, Washington, EUA, a Screaming Trees – não deve ser confundida com a banda de rock eletrônico homônima, de Sheffield, Inglaterra, ativa na metade dos anos 80 – misturava música sessentista (a Beach Boys era um óbvio ponto de referência) com a agressividade psicótica do genuíno punk.
Os irmãos Gary Lee Conner (nascido em 22 de agosto de 1962, em Fort Irwin, Califórnia, EUA; guitarra) e Van Conner (nascido em 17 março de 1967, em Apple Valley, Califórnia, EUA; baixo) situam-se entre os maiorais do rock, e a banda tinha como rival, no seu perímetro de atuação, apenas o grupo peso-pesado Poison Idea, conterrâneo de Seattle. O resto do lineup da Screaming Trees abrangia Mark Lanegan (nascido em 25 de novembro de 1964, em Ellensburg, Washington, EUA; vocais) e Barrett Martin (nascido em 14 de abril de 1967, em Olympia, Washington, EUA; bateria – substituiu o integrante original Mark Pickerell em 1991).
"Even If And Especially When", o melhor dos três poderosos discos lançados pela gravadora SST Records, continha notáveis composições, como "Transfiguration", a preferida nos shows ao vivo, que tipificava a  combinação do punk malcriado com o misticismo dos anos 60. "Uncle Anaesthesia", o debute pela grande gravadora Epic, teve a produção de Terry Date e Chris Cornell, vocalista da Soundgarden.
Na época em que a banda transferiu-se para a Epic, já adotara o que um jornalista do periódico Melody Maker chamou de "rock Yankee desavergonhado dos anos 70", entremeado por rajadas de punk grosseiro. Lanegan possuía então um disco solo, "The Winding Sheet", em grande parte acústico, editado pela Sub Pop Records em 1990. O comovente e personalíssimo álbum do vocalista incluía um cover de "Where Did You Sleep Last Night", de Lead Belly, que Kurt Cobain mais tarde promoveu com destaque nas sessões do disco "MTV Unplugged", da Nirvana.
Os irmãos Conner também se dedicaram a atividades paralelas: Gary Lee formou a Purple Outside e Van liderou a Solomon Grundy (cada um dos grupos lançou um disco em 1990). Apos quatro anos, a Screaming Trees retornou com "Dust", um álbum comparativamente brando e altamente comercial. A atenuação foi induzida pela amizade de Lanegan com o falecido Kurt Cobain, refletindo-se na letárgica "Look At You", embora as místicas "All I Know" e "Make My Mind" tenham afastado qualquer acusação de que o disco chafurdou na autopiedade. Subsequentemente, Lanegan focou na sua cada vez mais bem-sucedida e aclamada carreira individual, e a Screaming Trees dissolveu-se oficialmente em 2000 (The Encyclopedia Of Popular Music. Compiled and edited by Colin Larkin. New York: Omnibus Press, 2007, pp. 1233-4; tradução livre do inglês).

3 comentários:

Indignaldo Silva disse...

1. Other Worlds: Link
2. Clairvoyance: Link

Anônimo disse...

merci
RV

Indignaldo Silva disse...

De rien, RV.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...