domingo, 11 de março de 2018

Little Barrie - We Are Little Barrie [Bonus Tracks]

Banda: Little Barrie
Disco: We Are Little Barrie [Bonus Tracks]
Ano: 2005
Gênero: Alternative Rock, Indie Rock, Garage Rock
Faixas:
1. Free Salute (3:51)
2. Burned Out (3:33)
3. Greener Pastures (3:36)
4. Be The One (3:50)
5. Please Tell Me (4:19)
6. Well And Truly Done (4:07)
7. Stone Reprise (1:03)
8. Stones Throw (2:46)
9. Long Hair (3:10)
10. Thinking On The Mind (3:29)
11. Move On So Easy (5:38)
12. Living In And Out Of Place (5:09)
13. Freeprise (2:05)
14. Buy My Style [From Single "Free Salute", 2005] [Bonus Track](4:15)
15. Stones Throw [Instrumental] [From Single "Free Salute", 2005] [Bonus Track] (2:48)
Músicas de autoria da banda.
Créditos:
Barrie Cadogan: Guitars, Vocals, Piano (faixa 5), Electronic Organ (faixa 9)
Wayne Fullwood: Drums, Vocals, Piano (faixa 5), Melodica (faixa 10), Xylophone (faixa 10)
Lewis Wharton: Bass Guitar
Músicos adicionais:
Edwyn Collins: Electronic Organ (faixas 2, 13), Additional Keys (faixa 2), Fender Rhodes Bass (faixa 4), Guitar (faixa 7) Backing Vocals (faixas 4, 9)
Seb Lewsley: Synthesizer (faixa 10)

Biografia:
Little Barrie é um trio estabelecido em Londres, Inglaterra, cujo som é uma mistura estimulante de hard rock, blues, soul e funk e que remete a bandas clássicas sessentistas, como Traffic e Cream; seu estilo livre, desprendido e balançado garante-lhe um lugar na linha de frente na categoria das bandas de rock tradicional e de improvisos. Constituída em Nottingham, Inglaterra, no ano de 2000, por Barrie Cadogan (guitarra e vocais), Wayne Fulwood (bateria e vocais) e Lewis Wharton (baixo), a banda lançou um punhado de singles para pequenos selos (Stark Reality e Showdown), antes de assinar com a Genuine Recordings e dar início à gravação do seu primeiro disco. Produzido por Edwyn Collins (que Cadogan conheceu quando trabalhava numa loja que vendia guitarras), um ícone do indie pop, "We Are Little Barrie" chegou às lojas em fevereiro de 2005.
A banda concebeu o álbum (gravado ao longo de 23 semanas no estúdio de Collins, e apenas às quartas-feiras, devido à lotada agenda do produtor) para soar meticulosamente profissional e turbinado ao mesmo tempo. E o disco, conjugado às faiscantes performances do grupo ao vivo, reputou Cadogan como um dos melhores guitarristas jovens do cenário musical, levando-o a substituir o guitarrista de Morrissey em alguns shows, ao passo que a colaboração com Johnny Marr inspirou Collins a empunhar sua guitarra novamente. A Artemis Records lançou o álbum nos Estados Unidos no final de junho de 2005. Posteriormente, Fulwood, cansado do estilo de vida roqueiro, deixou a banda.
O segundo disco, "Stand Your Ground", gravado durante o ano de 2006, em Nova Iorque, teve o produtor Dan The Automator no leme e Russell Simins, da banda Blues Explosion, na bateria; já em Londres, a produção coube a Mike Pelanconi e as baquetas ficaram nas mãos do novo baterista, Billy Skinner. O lançamento ocorreu em 2007, pela gravadora PIAS/Wall Of Sound. Em 2008, Virgil Howe, filho do guitarrista Steve Howe, da Yes, ingressou no grupo como baterista. No mesmo ano, a banda participou do álbum "22 Dreams", de Paul Weller, e Cadogan juntou-se à Primal Scream como guitarrista de turnês. Cadogan também colaborou nos discos "Wake Up The Nation", de Paul Weller, e "Losin Sleep", de Edwyn Collins, lançados em 2010.
A banda logo retornou ao estúdio, com Edwyn Collins, e começou a trabalhar no terceiro disco, "King Of The Waves", lançado em 2011 através da Tummy Touch Records. Cadogan cooperou no álbum "More Light", da Primal Scream, editado em 2013, e também em gravações de Texas, Pete Molinari e Chemical Brothers. A dobradinha com Collins permaneceu no quarto álbum, "Shadow", produzido e gravado na zona norte de Londres, com o engenheiro de som Seb Lewsley, e lançado em 2014, mais uma vez pela Tummy Touch Records. Cadogan permaneceu ocupado fora da banda, tocando guitarra para Collins, Primal Scream e Texas. Em 2015, a Little Barrie desviou-se do seu padrão musical costumeiro para compor a música-tema da série de televisão Better Call Saul, derivada do seriado Breaking Bad, a convite do diretor musical do programa. O resultado foram 30 segundos de exóticos e vigorosos riffs bluseiros, que grudaram na memória dos telespectadores. No ano seguinte, surgiu o single "I.5.C.A.", e, na sequência, o autoproduzido álbum "Death Express", lançado na metade de 2017 pela gravadora do grupo, Non-Delux. Em meados de 2017, a Little Barrie sofreu um duro golpe com a prematura morte de Howe, aos 41 anos (Tim Sendra, AllMusic; tradução livre do inglês).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...