domingo, 18 de setembro de 2016

Urge Overkill - Jesus Urge Superstar

Banda: Urge Overkill
Disco: Jesus Urge Superstar
Ano: 1988
Gênero: Alternative Rock, Indie Rock, Hard Rock, Punk Rock
Faixas:
1. God Flintstone (5:08)
2. Very Sad Trousers (3:29)
3. Your Friend Is Insane (6:01)
4. Dump Dump Dump (3:07)
5. Last Train To Heaven (3:42)
6. The Polaroid Doll (2:30)
7. Head On (4:11)
8. Crown Of Laffs (3:54)
9. Dubbledead (5:29)
10. Easter '88 (1:07)
Músicas de autoria de Nash Kato and Eddie "King" Roeser.   
Créditos:
Nash Kato: Vocals, Guitar
Eddie "King" Roeser: Vocals, Guitar, Bass Guitar
Kriss Battaile: Drums
http://ow.ly/HTTt304jrb2

Biografia:
A biografia da banda, que segue, em tradução livre do inglês, foi extraída do site Oldies, que, por sua vez, cita, como fonte primária do texto, a Encyclopedia Of Popular Music, de Colin Larkin (sob licença da editora Muze).
Formada em 1986, na cidade de Chicago, Illinois, EUA, a Urge Overkill é liderada por National "Nash" Kato (nascido em 31 de dezembro de 1965, em Grand Forks, Dakota do Norte, EUA; vocais) e Blackie "Black Caesar" Onassis (nome verdadeiro: Johnny Rowan, nascido em 27 de agosto de 1967, em Chicago, Illinois, EUA; vocais e bateria). O lineup é completado por Eddie "King" Roeser (nascido em 17 junho de 1969, em Litchfield, Minnesota, EUA; baixo). A banda tirou seu nome de uma velha canção da Funkadelic, e conjugou os expansivos riffs roqueiros da AC/DC com a sonoridade pop dos grupos Raspberris e Cheap Trick. Após lançar o primeiro e chocho EP, "Strange, I...", a Urge Overkill gravou quatro discos para a famosa gravadora Touch & Go Records, especializada no gênero punk, e abriu para shows da Nirvana. Com produtores da estirpe de Steve Albini e Butch Vig, ninguém podia contestar suas credenciais punk-roqueiras.
A banda, no entanto, desgarrou-se do gênero ao gravar "Girl, You'll Be A Woman Soon", um cover de Neil Diamond, afirmando que o músico nova-iorquino era mais determinante para o seu crescimento do que qualquer banda setentista: "a banda provém da pura tradição de James Brown e das bandas soul, que são o máximo para quem procura música boa".
Confirmando sua antipatia pelo crescente movimento punk, a Urge Overkill não titubeou em usar roupas vulgares e bizarras, desfilando por Chicago em carro aberto, com champanhe gelada estocada no porta-malas. Também surfou na onda grunge, registrando vídeos sobre piqueniques, iatismo e passeios de carruagem puxada por cavalos - um dos seus meios de transporte favoritos.
Tal comportamento trouxe-lhe inimizades no fechado e coeso círculo musical de Chicago, a ponto de Albini, em declaração pública, chamar seus integrantes de "megalomaníacos excêntricos carentes de atenção".
"The Supersonic Storybook" mostrou a banda carregando nas tintas no estilo Americana e ressentida com o novo espírito austero que assolou a nação e privou os adolescentes das oportunidades para o excesso - no caso particular, do consumo de Artane, a droga alucinógena preferida da banda. "Stull" deve seu nome a uma visita à cidade-fantasma homônima, situada exatamente no ponto central dos Estados Unidos e distante 64 quilômetros de Kansas.
"Saturation", o debute na poderosa gravadora Geffen Records, produzido pela dupla de hip-hop Butcher Brothers, novamente estampou uma visão muito mais pomposa, picaresca e escapista do que as outras bandas de Chicago. "Exit The Dragon" saiu na sequência e também impressionou. A versão de "Girl, You'll Be A Woman Soon" alcançou as paradas em 1994, resultado da sua utilização na trilha sonora do filme "Pulp Fiction" (nota minha: no Brasil, "Pulp Fiction: Tempo de Violência"), dirigido por Quentin Tarantino. Roeser, já bastante desanimado com a drogadição de Onassis, deixou o grupo, sendo substituído por Nils St. Cyr no encerramento de 1996. O novo lineup assinou com a 550 Music, mas, com o repúdio da gravadora ao novo material de Kato, os integrantes da banda decidiram desativá-la e concentrar-se em seus projetos pessoais. Em abril de 2000, Kato lançou o disco "Debutante", pela Loosegroove Records, pertencente a Stone Gossard.

Um comentário:

Jayme da costa Maceió AL disse...

Valeu amigo, Indignaldo. Por sinal este álbum é muito difícil de conseguir! Forte abraço, e obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...