sábado, 19 de março de 2016

Green On Red - Two Bibles/Green On Red

Banda: Green On Red
Gênero: Alternative Rock, Indie Rock, Paisley Underground, Neo-Psychedelia


Disco: Two Bibles [EP]
Ano: 1981
Faixas:
1. Two Bibles (3:29)
2. La Vida Muerta (4:01)
3. New World (2:42)
4. Not Today (3:11)
5. A Tragedy (4:20)
Músicas de autoria da banda.
Créditos:
Chris Cavacas: Keyboards, Vocals
Dan Stuart: Guitar, Vocals
Jack Waterson: Bass
Alex MacNicol: Drums
http://tinyurl.com/j8rqjfr

Disco: Green On Red
Ano: 1982
Faixas:
1. Death And Angels (Stuart) 2:16
2. Hair And Skin (Stuart) 3:26
3. Black Night (Stuart) 2:35
4. Illustrated Crawling (Stuart, Cavacas) 3:39
5. Aspirin (Stuart) 3:28
6. Lost World (Stuart) 3:54
7. Apartment 6 (Stuart, Cavacas) 3:12
Créditos:
Dan Stuart: Guitar, Vocals
Chris Cavacas: Keyboards, Vocals
Jack Waterson: Bass
Alex MacNicol: Drums
http://thinfi.com/yr5


Biografia:
A biografia da banda, que segue, em tradução livre do inglês, foi extraída do site Oldies, que, por sua vez, cita, como fonte primária do texto, a Encyclopedia Of Popular Music, de Colin Larkin (sob licença da editora Muze).


Batizada, no começo, de Serfers, essa influente banda de rock, formada em Tucson, Arizona, EUA, em 1979, era composta por Dan Stuart (guitarra e vocais), Jack Waterson (baixo), Van Christian (bateria) e Sean Nagore (teclados). Alex MacNicol (morto em 2004) e Chris Cavacas substituíram Christian e Nagore, respectivamente, antes da gravação do primeiro EP, "Two Bibles", lançado com o novo nome, Green On Red. A banda salientou-se como participante do movimento "paisley underground", influenciado pelos anos 60, ao lado de Rain Parade e Dream Syndicate.


Contudo, sua sonoridade aproximava-se mais de Neil Young e do country/blues tradicional, circunstância que se evidenciou quando Chuck Prophet IV aderiu ao grupo como guitarrista solo, em 1984, e estreando no excelente disco longo "Gas Food Lodging", lançado no ano seguinte. Os arranjos sofisticados dos primeiros discos emitidos por uma grande gravadora, "No Free Lunch" (EP), de 1985, e "The Killer Inside Me", de 1987 (o último com a presença do novo baterista, Keith Mitchell), empurraram a Green On Red para os braços do reconhecimento popular, mas isso trouxe consequências negativas: o frontman Stuart teve um colapso nervoso no palco, em Atenas, na Grécia.


Waterson e Cacavas saíram para a construção de suas carreiras solos, enquanto a dupla remanescente, Prophet e Stuart, seguiram em frente, usando músicos de estúdio para a gravação do bem-aceito disco de retorno, "Here Come The Snakes", de 1989. Ambos também atuaram em trabalhos paralelos, com destaque para o envolvimento de Stuart no grupo Danny And Dusty, rodeado por Steve Wynn e membros da Long Ryders. Em 1991, Prophet e Stuart reativaram a Green On Red com um novo disco, "Spacegoats", gravado em Nashville com o produtor Al Kooper nos teclados. Após outro álbum com a banda, os dois resolveram se concentrar nos seus trabalhos individuais, com a carreira de Prophet decolando em 1993 com o aprovado "Balinese Dancer".


Stuart mudou-se para a Espanha, onde passou a levar uma vida tranquila, longe das atividades musicais. O lineup original, descontado MacNicol, àquela altura já falecido, reuniu-se em janeiro de 2006 para uma apresentação no Astoria, em Londres. A banda quase chegou a tocar lá em 1987, o que só não ocorreu devido à estafa mental de Stuart em Atenas.

2 comentários:

Anônimo disse...

thanks a lot for the green on red, i'd like to discover more of their music !

Indignaldo Silva disse...

You're welcome.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...