quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Howlin Rain - Howlin Rain

Banda: Howlin Rain
Disco: Howlin Rain
Ano: 2006
Gênero: Alternative Rock, Psychedelic Rock, Hard Rock, Blues Rock
Faixas:
1. Death Prayer In Heaven's Orchard (4:03
2. Calling Lightning With A Scythe (6:15)
3. Roll On The Rusted Days (5:51)
4. The Hanging Heart (9:11)
5. Show Business (3:10)
6. Indians, Whores And Spanish Men Of God (6:27)
7. In Sand And Dirt (5:53)
8. The Firing Of The Midnight Rain (9:46)
Músicas de autoria da banda e Ethan Miller.
Créditos:
Ethan Miller: Vocals, Acoustic & Electric Guitars, Piano, Synthesizer
Ian Gradek: Bass, Banjo, Vocals
John Moloney: Drums, Percussion, Vocals
Tim Green: Synthesizer (faixa 1), Keyboards (faixa 4)
Tim Daly: Saxophone (faixas 2, 3, 5 e 6)
Colin Gradek: Acoustic & Electric Guitars (faixa 4)

Biografia:
Assumidamente influenciada pelos ritmos potentes mas descontraídos do rock da Costa Oeste dos anos 70, a Howlin Rain representou uma mudança sonora para a o guitarrista e vocalista Ethan Miller, que já liderou o ruidoso conjunto psicodélico Comets On Fire. Após a gravação do último disco da Comets On Fire, "Avatar", em 2006, Miller estava ansioso para explorar a linha mais melódica que o grupo tinha começado a experimentar, e com o baixista Ian Gradek (que conhecia Miller desde o ensino fundamental) e o baterista John Moloney (um membro da Sunburned Hand Of The Man, do mesmo gênero), ele formou a Howlin Rain e começou a trabalhar no seu primeiro disco.


O selo independente Birdman Records contratou o grupo e lançou o seu primeiro álbum, homônimo, em 2006, enquanto a Howlin Rain estava excursionando, abrindo os shows da Queens Of The Stone Age, com o guitarrista Mike Jackson completando a formação da banda no palco. Depois da turnê de divulgação do disco, Moloney retornou à sua antiga banda, e durante o período em que compunha material para o segundo álbum da Howlin Rain, Miller reformulou o grupo. Jackson juntou-se a Miller e Gradek, como membro efetivo da banda, ao lado dos novos recrutas: Joel Robinow (ex-Drunk Horse) nos teclados, metais, guitarra e vocal de apoio; Eli Eckert (também da Drunk Horse) na guitarra e baixo; e Garrett Goddard (da Cuts e da Colossal Yes) na bateria.


Rick Ruben, um famoso fã do rock clássico setentista, ficou impressionado com o material do segundo disco da Howlin Rain, e o álbum "Magnificent Fiend", de 2088, foi lançando numa parceria das gravadoras American, de Ruben, e Birdman. A banda lançou "The Good Life", em 2010, e um disco de vinil, com edição limitada, no ano seguinte. Também em 2010, a Belle & Sebastian convidou-a para tocar no segundo Bowlie Weekender, no Reino Unido (produzido e apresentado pela organização londrina All Tomorrow's Parties). Posteriormente, o grupo gravou seu terceiro álbum longo, "The Russian Wilds", co-produzido em parceria com Tim Green e lançado pela American/Birdman no começo de 2012. Gravações de concertos da turnê foram posteriormente reunidas e lançadas em 2014 no disco "Live Rain". Miller estava trabalhando em uma trilogia na época desse lançamento, sendo que a primeira parte, "Mansion Songs", apareceu em janeiro de 2015 (Mark Deming, AllMusic; tradução livre do inglês).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...