quinta-feira, 7 de maio de 2015

Los Lobos – Kiko: em estúdio e ao vivo

Banda: Los Lobos
Gênero: Latin Rock, Blues Rock, Classic Rock

 
Cover
Disco: Kiko
Ano: 1992
Faixas:
1. Dream In Blue (3:36)
2. Wake Up Dolores (2:57)
3. Angels With Dirty Faces (4:03)
4. That Train Don't Stop Here (3:53)
5. Kiko And The Lavender Moon (3:36)
6. Saint Behind The Glass (3:17)
7. Reva's House (3:05)
8. When The Circus Comes (3:16)
9. Arizona Skies (2:45)
10. Short Side Of Nothing (2:58)
11. Two Janes (3:53)
12. Wicked Rain (3:06)
13. Whiskey Trail (2:42)
14. Just A Man (3:41)
15. Peace (3:57)
16. Rio De Tenampa (2:00)
Músicas de autoria de David Hidalgo e Louie Perez, exceto "That Train Don't Stop Here", composta por Cesar Rosas e Leroy Preston, e "Two Janes", composta por Cesar Rosas.
Créditos:
Steve Berlin: Sax (Tenor, Baritone, Soprano), Flute, Melodica, Harmonica, Organ, Piano, Synthesizer, Percussion
David Hidalgo: Guitars, Accordion, Violin, Banjo, Piano, Percussion, Vocals
Conrad L. Lozano: Fender 5-String Jazz Bass, 4-String Precision Bass, Godin Fretless Bass, Guitarron, Background Vocals
Louie Perez: Drums, Vocals, Guitars, Percussion, Couch, Phone
Cesar Rosas: Electric Guitars, Acoustic Guitars, Vocals
Participações especiais:
Pete Thomas: Drums
Victor Bisetti: Drums ("Peace", "Rio De Tenampa"), Percussion ("Peace", "Rio De Tenampa")
Fermin Herrera: Veracruz Harp ("Saint Behind The Glass")
Alex Acuña: Percussion
Gary Mallaber: Drums ("Wake Up Dolores")
Mitchell Froom: Keyboards
La Chilapeña Brass Band: Horns
http://twixar.me/4n2

Cover
Disco: Kiko Live
Ano: 2012
Faixas:
1. Dream In Blue (6:14)
2. Wake Up Dolores (3:10)
3. Angels With Dirty Faces (5:49)
4. That Train Don't Stop Here (6:53)
5. Kiko And The Lavender Moon (3:47)
6. Saint Behind The Glass (4:30)
7. Reva's House (3:07)
8. When The Circus Comes (3:22)
9. Arizona Skies (4:37)
10. Short Side Of Nothing (3:03)
11. Two James (4:02)
12. Wicked Rain (5:21)
13. Whiskey Trail (2:39)
14. Just A Man (9:40)
15. Peace (7:59)
16. Rio De Tenampa (5:31)
Músicas de autoria de David Hidalgo e Louie Perez, exceto "That Train Don't Stop Here", composta por Cesar Rosas e Leroy Preston, e "Two Janes", composta por Cesar Rosas.
Steve Berlin: Saxophone, Percussion, Flute, Midsax, Harmonica, Melodica
David Hidalgo: Vocals, Guitar, Accordion, Percussion, Bass, Keyboards, Melodica, Drums, Violin, Banjo
Conrad L. Lozano: Bass, Guitarron, Vocals
Louie Perez: Drums, Guitars, Percussion, Vocals
Cesar Rosas: Vocals, Guitar, Mandolin
Participações especiais:
Ruben "Cougar" Estrada: Drums, Percussion
La Chilapeña Brass Band: Horns ("Rio De Tenampa")
David Hidalgo Jr.: Drums ("Whiskey Trail")
Gravado em 24 de fevereiro de 2006, na House Of Blues, em San Diego, California, Estados Unidos.
http://b54.in/bbkl

 
Biografia:
Los Lobos é a líder indiscutível do estilo roqueiro Tex-Mex, que é baseado na música latina chicana (nota minha: a palavra chicano é usada, nos Estados Unidos, para identificar os mexicanos que lá residem e igualmente os americanos descendentes de mexicanos), executada com acordeão e guitarra. A banda foi formada em 1973, em Los Angeles, Califórnia, EUA, por Cesar Rosas (nascido em 26 de setembro de 1954; vocais, guitarra e bandolim), David Hidalgo (nascido em 6 de outubro de 1954; vocais, guitarra e acordeão), Luis (Louie) Perez (nascido em 29 janeiro de 953; bateria, guitarra e quinto [nota minha: uma espécie de tumbadora]) e Conrad Lozano (nascido em 21 de março de 1951; vocais, baixo e baixolão).

9

Seu som, uma mistura do zydeco (nota minha: segundo a Wikipedia, "Zydeco é uma forma de música folk norte-americana originada no início do século XX derivado da população francófona. Uma das características é que possui sempre o som de um acordeon") do Clifton Chenier com o rock do Richie Valens mostrou-se bastante agradável. O primeiro disco veio em 1978, com o autofinanciado "Just Another Hand From East LA", aclamado pela crítica mas sem eco comercial. O lineup reforçou-se em 1983 com o multi-instrumentista Steve Berlin (nascido em 14 de setembro de 1955). Os resenhistas saudaram de braços abertos o álbum lançado no ano seguinte, "How Will The Wolf Survive?", mas as vendas continuaram moderadas. O vocal soberbo na faixa-título tinha uma enigmática semelhança com Steve Winwood, embora não fosse representativo do som registrado no LP.

1
A banda continuou a receber excelentes críticas pela sua atuação no palco, mas até 1987 ainda não havia encontrado o caminho do sucesso. Após sua importante contribuição para a trilha sonora do filme "La Bamba", o single com o mesmo nome foi lançado. Tornou-se um fenômeno internacional e acabou sendo a primeira música em espanhol a alcançar o topo das paradas pop. "La Pistola Y El Corazón" evidenciou uma tentativa deliberada do grupo de voltar às suas origens, na esteira da opressiva exposição a que se submetera recentemente. "Kiko", em 1992, revelou-se um excelente álbum, com a banda retornando à sonoridade variada, com pitadas de cajun, rock de raiz e até mesmo um pouco de soul.

5

O ousado "Colossal Head" apresentou Pete Thomas, ex-baterista da Attractions. Durante os anos 90, Hidalgo e Perez gravaram com sua banda paralela, a Latin Playboys, enquanto Rosas e Hidalgo trabalharam com o estelar grupo de Tex-Mex, Los Super Seven, e lançaram o seu disco de estreia, "Soul Disguise" (nota minha: na verdade, o disco encontra-se arrolado na discografia de Cesar Rosas, tão-somente). O grupo principal reformulou-se para "This Time", seu debute no selo Hollywood Records, mas o relativo fracasso comercial do disco precipitou-lhe a saída da gravadora. A banda então uniu-se a John Leckie, conhecido produtor de rock, para a realização do disco "Good Morning Aztlán", lançado em 2002. E seu álbum subsequente, "The Ride", contou com a participação de vários músicos convidados (The Encyclopedia Of Popular Music. Compiled and edited by Colin Larkin. New York: Omnibus Press, 2007, p. 872; tradução livre do inglês).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...