sexta-feira, 6 de junho de 2014

Galactic - Crazyhorse Moongose

Cover
Banda: Galactic
Disco: Crazyhorse Moongose
Ano: 1998
Gênero: Jam Bands, Acid Jazz
Faixas:
1. Hamp's Hump (Hampton) 3:45
2. Love On The Run (Galactic, Mercurio) 5:45
3. Crazyhorse Mongoose (Ellman, Mercurio, Mingledorff, Moore, Raines, Vogel) 4:47
4. Witch Doctor (Galactic, Moore) 4:13
5. Metermaid (Gowen, Mercurio, Moore, Raines, Vogel) 1:38
6. Change My Ways [Part 1] (DeClouet, Galactic, Mercurio, Moore, Raines, Vogel) 1:38
7. Change My Ways [Part 2] (DeClouet, Galactic, Mercurio, Moore, Raines, Vogel) 4:22
8. Denny's Village Rundown (Moore) 2:30
9. Tighten Your Wig (Mercurio, Moore, Raines, Vogel) 3:11
10. Cafe DeClouet (DeClouet) 0:21
11. Start From Scratch (Galactic, Raines) 4:12
12. Quiet Please (Galactic, Mercurio, Moore, Raines, Vogel) 20:55
Créditos:
Theryl DeClouet: Vocals
Ben Ellman: Tenor Sax, Baritone Sax
Robert Mercurio: Bass
Jason Mingledorff: Alto Sax, Tenor Sax
Stanton Moore: Drums
Jeff Raines: Guitar
Richard Vogel: Keyboards


Biografia:
O conjunto americano de jazz-funk Galactic, de Nova Orleans,  Luisiana, EUA, formou-se em 1994; originalmente um octeto, o grupo rapidamente reduziu-se a um sexteto instrumental, composto pelo guitarrista Jeff Raines, o organista Rich Vogel, o baixista Robert Mercurio, os saxofonistas Ben Ellman e Jason Mingledorff e o baterista Stanton Moore. Mais tarde, adicionando Theryl DeClouet, veterano músico do cenário de Crescent City, Califórnia, EUA, nos vocais, a Galactic construiu um fervoroso núcleo de admiradores locais, por força de um intenso calendário de apresentações ao vivo, que incluiu a abertura de shows para ídolos do grupo, como The Meters, Maceo Parker e Medeski, Martin & Wood. Em 1996, a Galactic lançou o seu LP de estreia, "Coolin' Off”.

1
Contratada pela gravadora Capricorn, o grupo relançou o álbum dois anos mais tarde, logo seguido do disco "Crazyhorse Mongoose". Daí em diante, a banda editou um punhado de discos, incluindo "Late For The Future", em 2000, "Ruckus", em 2003, e "From The Corner To The Block", em 2007. Por conta própria, a banda lançou dois álbuns ao vivo, reproduzindo suas performances no Jazz Fest, em 2008 e 2009. Em 2010, o grupo realizou seu projeto mais ambicioso até então, "Ya-Ka-May", uma gravação feita em Nova Orleans, com convidados do quilate de Irma Thomas, Big Chief Bo Dollis, Rebirth Brass Band e Walter "Wolfman" Washington.

3
A Galactic então decidiu explorar as várias conexões entre o Mardi Gras, celebrado anualmente em Nova Orleans, e o mundialmente conhecido carnaval brasileiro. Daí resultou "Carnivale Electricos", que teve a participação de Cyril e Ivan Neville, dos rappers Mystikal e Mannie Fresh, do Mardi Gras Indian Big Chief Juan Pardo, da KIPP Renaissance High School Marching Band e de Al "Carnival Time" Johnson. A banda também direcionou sua atenção ao samba nativo brasileiro, gravando "Magalenha", de Carlinhos Brown. E compôs duas músicas unindo os continentes: "Guero Bounce", misturando a energética sonoridade de Nova Orleans e os ritmos brasileiros, e "Julou", que, segundo a banda, é o estrangeiro que desfila no Mardi Gras. Houve a inclusão, ainda, da tradicional marcha carnavalesca "O Cocô da Galinha", apresentando o poeta e sambista Moyseis Marques nos vocais. "Carnivale Electricos" foi lançado no dia do Mardi Gras, em 2012 (Jason Ankeny, AllMusic; tradução livre do inglês).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...