terça-feira, 1 de abril de 2014

New Monsoon - Hydrophonic

Cover
Banda: New Monsoon
Disco: Hydrophonic
Ano: 2001
Gênero: Jam Bands
Faixas:
1. On The Sun (5:56)
2. Drivewheel (4:24)
3. Before I Begin (3:38)
4. African Rain (7:13)
5. Country Interlude (7:24)
6. Lucky Hour (5:12)
7. Wagon Train (6:36)
8. Cypress (4:04)
9. Mean Poem (4:14)
10. Vickassippi (5:28)
11. Transgression (4:37)
Músicas de autoria da banda, exceto "African Rain", composta por Todd Trivelpiece e New Monsoon.
Créditos:
Brian Carey: Congas, Timbales, Talking Drum
Rajiv Parikh: Tabla, Kanjeera, Bongos, Ghatam
Marty Ylitalo: Drum Kit, Didgeridoo
Phil Ferlino: Organ, Piano
Jeff Miller: Electric Guitar, Voices
Bo Carper: Acoustic Guitar, Dobro
Heath Carlisle: Bass, Voices
http://tinyurl.com/zs9qo77

Biografia:
A New Monsoon é, essencialmente, uma jam band, sediada em São Francisco, Califórnia, EUA, e fundada em 1998 pelos colegas da Penn State (nota minha: Universidade Estadual da Pensilvânia, EUA), Bo Carper e Jeff Miller. Durante a gravação do primeiro álbum da banda, "Hydrophonic", Carper e Miller arrebanharam o amigo de longa data da costa leste, Phil "The Pianimal" Ferlino, para assumir os teclados. Atraído pelo projeto, Ferlino logo se mudou para São Francisco e se juntou à banda no palco do High Sierra Music Festival de 2001. O grupo excursionou com muitas outras bandas, inclusive, em 2005, como parte do Big Summer Classic, com os artistas String Cheese Incident, Umphrey's McGee, Yonder Mountain String Band e Keller Williams.

10

Dividiu o palco com uma série de bandas, como Hot Buttered Rum String Band, ALO, moe.Tea Leaf Green, mostrando incrível talento tanto na integração dos seus membros como na mistura de vários estilos musicais. A banda teve muitos convidados especiais em seus shows ao longo dos anos, incluindo Martin Fierro (saxofonista), Tim Carbone (violinista), da Railroad Earth, alguns membros da String Cheese Incident, Karan Mark, Kimock Steve, Mike Stern e muitos outros. Recentemente, o grupo lançou seu quarto álbum de estúdio, intitulado "New Monsoon V", que é uma mostra dos seus talentos diversificados e foi projetado por John Cutler, mais conhecido por seu trabalho com a Grateful Dead. Em abril de 2009, lançou também um disco duplo ao vivo, intitulado "New Monsoon Live", gravado em três noites, em Dallas, Austin e Houston, no Texas, EUA.

4
As composições musicais que a banda cria são influenciadas por tudo, desde o jazz, passando por temas latinos, até a música indiana. Poderosos vocais e harmonias, guitarra, violão, banjo, bandolim, baixo e teclados unificam as influências recebidas pela New Monsoon, que são tão diversas como os deuses do rock The Allman Brothers Band, Jimi Hendrix, Eric Clapton, Led Zeppelin, Pink Floyd, Neil Young e Carlos Santana, os bluseiros Mississippi John Hurt e Blind Willie McTell, os ícones americanos Tom Waits, J. J. Cale e Jerry Garcia, as lendas do jazz Elvin Jones, Thelonious Monk e Horace Silver, e os pioneiros do fusion Jeff Beck, Airto Moreira e The Weather Report.

7

Em seus shows ao vivo, a banda tenta fornecer uma "síntese de gêneros, do bluegrass ao reggae, funk e rock n' roll". Em 2004, o site Jambase entregou à New Monsoon o prêmio de Artista Emergente de 2003. O grupo tocou em vários festivais, incluindo Bonnaroo, Austin City Limits Festival, Telluride Bluegrass Festival, Old Settler's Music Festival, Wakarusa, Summerfest, High Sierra, Saturday In The Park, Langerado, 10000 Lakes Festival e participou de viagens no Jamcruise em 2004, 2006 e 2008 (Wikipedia; tradução livre do inglês).

2 comentários:

Jaimemellorock Mello disse...

Está banda é mesmo do caramba! Gostei de todas as músicas, especialmente à cover do Led, no álbum ao vivo de 2006. Felicidades, Indignaldo.

Indignaldo Silva disse...

Essas jam bands, na minha opinião, se inspiraram no estilo da Allman Brothers e suas longas canções. E, na maioria dos casos, são compostas por excelentes instrumentistas. Um abraço, Jaime.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...