terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

A.K.A.C.O.D. - Happiness

Cover
Banda: A.K.A.C.O.D.
Disco: Happiness
Ano: 2008
Gênero: Alternative Rock
Faixas:
1. Happiness (Colley, Ortiz) 5:26
2. Spanish Fly (Colley, Ortiz) 5:19
3. Bad Weather (Colley, Ortiz) 5:25
4. Cheer You On (Colley, Ortiz) 4:54
5. Fifteen Minutes (Colley, Ortiz) 4:15
6. Minor Key (Ortiz) 3:23
7. Sun Burns Out (Colley, Ortiz) 3:51
8. Three Chairs (Ortiz) 3:20
9. DMY (Ortiz) 4:37
10. Caught Staring (Colley, Ortiz) 3:52
11. Hypnotized (Welch) 5:13
12. Yellowest Leaves (Ortiz) 6:16
Créditos (prováveis):
Dana Colley: Saxophones, Guitars, Keyboards, Vocals
Monique Ortiz: Bass, Vocals
Larry Dersch: Drums, Percussion
http://txt.do/d1rcw

Resenha:
O fantasma da Morphine pairou sobre esse grupo liderado por Dana Colley. Como saxofonista barítono, Colley dominou a maior parte da sonoridade da banda, com seu estilo jazzístico, groove + rock lento. Ele levou um pouco disso para a Twinemen (pós-Morphine) (nota minha: a discografia da banda já foi postada aqui), que também contou com Billy Conway, baterista da Morphine. Mas, mesmo adicionando a esparsa guitarra de Laurie Sargent ao Twinemen, a vibração mostrou-se inerentemente diferenciada.

5

Colley manteve uma vocalista feminina para o primeiro disco da A.K.A.C.O.D. (as letras C.O.D. são as iniciais de Colley, da vocalista, compositora e baixista Monique Ortiz e do baterista Larry Dersch), mas abandonou a característica essencial da Morphine, com baixo sem trastes (ocasionalmente com duas cordas), bateria e, principalmente, sax cheio de modulações e reforçado eletronicamente. O resultado é uma sonoridade mais intensa, porém menos jazzística, capitaneada pelo trabalho de Colley, aliado às auspiciosas contribuições de Ortiz. Os vocais de Ortiz assemelham-se aos de Johnette Napolitano, da Concrete Blonde, e quando solta a voz, ela cria uma camada de som densa, pesada, sombria e opressiva, que não se presta a ouvidos muito sensíveis.

6

O sax de Colley estronda como uma seção de metais inteira e nitidamente direciona o som, mas a voz soturna, gutural e um tanto destacada de Ortiz, mais as letras afiadas, mantêm a música reverberando em tons sombrios de preto e cinza, fazendo coro ao esquema de cores da arte gráfica do CD. A faixa-título de abertura chuta tudo pra cima com uma força estrondosa, brutal, que não tem nada de felicidade (nota minha: um trocadilho com o nome da música), e o disco continua nessa senda arrepiante. Colley e/ou Ortiz compuseram o material, exceto "Hypnotized", um sucesso de Bob Welch, ex-Fleetwood Mac. O solitário cover é uma escolha intrigante e, dada a fixação da banda pela UFO (nota minha: o texto não diz se é a banda, se é a famosa casa noturna londrina ou se é a sigla de "Unknow Flying Object", mas, na dúvida, preferi a primeira opção, porque as outras duas me pareceram um tanto sem sentido), e levando em conta o arranjo, que deve muito a "Fever", de Little Willie John, a faixa integra-se bem com o resto do álbum.

7

O sax de Colley reverbera como uma sirene de nevoeiro em "Three Chais", entrelaçando-se com as batidas flexíveis do baixo de Ortiz, no meio das ondas de sexo e melancolia que permeiam a letra da canção. É uma perfeita e até mesmo natural extensão do estilo único da Morphine, que vai empurrando a abordagem da banda, assim como já acontecia com a Twinemen, para um terreno obscuro, mais soturno e, por que não dizer, mais sensual, que os admiradores dos dois grupos irão apreciar. Você fica com a sensação de que, em algum lugar, o falecido Mark Sandman está sorrindo (Hal Horowitz, AllMusic; tradução livre do inglês).

7 comentários:

Ezequiel disse...

Million thanks for posting these Morphine related albums and bands!
Greetings from Argentina!

Indignaldo Silva disse...

Não há de quê, Ezequiel. Saludos!

antoine gerris protevs disse...

eu no posso fazer download :(

Indignaldo Silva disse...

OK, vou colocar outro link.

Indignaldo Silva disse...

Link novo.

Felipe Augusto disse...

Qual é a senha?

Indignaldo Silva disse...

melofilia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...