segunda-feira, 1 de julho de 2013

Blue Rodeo - Casino

Cover
Banda: Blue Rodeo
Disco: Casino
Ano: 1990
Gênero: Folk Rock, Country Rock
Faixas:
1. Til I Am Myself Again (3:58)
2. What Am I Doing Here (3:08)
3. 5 A.M. (A Love Song) (3:59)
4. Montréal (3:15)
5. Last Laugh (4:01)
6. Trust Yourself (3:49)
7. Two Tongues (4:22)
8. Time (3:37)
9. After The Rain (4:22)
10. You're Everywhere (2:49)
Músicas de autoria de Greg Keelor e Jim Cuddy.
Créditos:
Jim Cuddy: Guitar, Vocals
Greg Keelor: Guitar, Vocals
Bazil Donovan: Bass
Bob Wiseman: Harmonica, Accordion, Piano, Organ
Mark French: Drums
Músicos adicionais:
Pete Anderson: Guitar, Mandolin
Skip Edwards: Organ
Taras Prodaniuk: Bass
Jeff Donavan: Drums
Lenny Castro: Percussion

Biografia:
Essa banda de country rock de Toronto, Canadá, tem sido frequentemente comparada com a The Band, se bem que, de fato, seu som encontra paralelo com Buffalo SpringfieldBeatles. Embora seja um dos mais populares grupos do Canadá, ainda carece, no entanto, de maior reconhecimento fora do país. Formou-se pela iniciativa de dois distintivos cantores, compositores e guitarristas: Jim Cuddy (nascido em 2 de dezembro de 1955, em Toronto, Ontário, Canadá) e Greg Keelor (nota minha: nascido em 29 de agosto de 1954, em Inverness County, Nova Escócia, Canadá), que já tocavam juntos desde 1977 em vários conjuntos, incluindo HiFis e Fly To France.


Os outros membros fundadores foram Bazil Donovan (baixo), Cleave Anderson (bateria) e Bob Wiseman (teclados). Depois de um poderoso debute com "Outskirts", em 1987, que versava quase que inteiramente sobre corações partidos, perdas e saudades, "Diamond Mine" teve um maior alcance lírico, abrangendo alvos como o Coronel Oliver North e outros, que usaram o lema "Good And Country" (nota minha: em tradução livre, seria "Por Deus e pelo País", um slogan de cunho direitista e religioso, próprio da ideologia americana conservadora) para justificar seus interesses pessoais (letra da canção homônima). A gravação aconteceu em um salão vazio, em Toronto, mas uma imperturbável produção cuidou para que, à parte, o forte time de letristas fizesse o seu trabalho, embelezando-o com uma competente interação musical. Anderson deixou a banda após o lançamento do álbum, enquanto Wiseman fez sua estreia solo com um disco de otimistas e peculiares canções.


"Casino" contou com o produtor de Michelle Shocked e Dwight Yoakam, Pete Anderson, que deixou o som da banda mais reflexivo e intrincado. Com as harmonias beatlesianas agora em primeiro plano, os críticos saudaram o novo estilo da Blue Rodeo de braços abertos. O independente "Lost Together" apresentou o novo baterista, Glenn Milchem, ganhando aplausos por mais uma nova fusão modelar de estilos diferentes. Wiseman foi posteriormente substituído por James Gray, tecladista de turnês da banda, e Kim Deschamps, guitarrista de pedal steel, tornou-se membro permanente do grupo. A nova formação gravou mais três discos de grande sucesso, mas, após o discreto "Tremolo", os integrantes da Blue Rodeo resolveram fazer uma pausa para concentrar-se em trabalhos solos. A banda matriz voltou com uma coletânea ao vivo, "Just Like A Vacation". Deschamps pediu para sair em outubro de 1999, embora ainda tenha participado do disco seguinte, "The Days In Between". Sua vaga foi ocupada por Bob Egan, ex-membro da Wilco (The Encyclopedia Of Popular Music. Compiled and edited by Colin Larkin. New York: Omnibus Press, 2007, p. 187; tradução livre do inglês).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...