segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Howl - Discografia básica

Banda: Howl
Gênero: Alternative Rock, Blues Rock, Hard Rock

 
Front
Disco: Higher Class Of Lush
Ano: 2007
Faixas:
1. Silver Equals Gold (Lund, Frøysnes) 3:35
2. Sad State Of Affairs (Lund) 3:41
3. Repeater (Lund, Frøysnes) 4:12
4. Hospital Gown (Lund) 4:25
5. Nineteenseventyfive (Lund, Frøysnes) 2:57
6. Telephone (Lund, Frøysnes) 3:10
7. Righteous Lisa (Lund, Frøysnes) 3:48
8. High Speed Chaser (Lund, Frøysnes) 4:08
9. Still A Choice (Lund, Frøysnes) 5:04
10. Tip Toes (Lund, Frøysnes) 2:50
Créditos:
Simen Lund: Vocals, Guitar (faixa 10)
Alexander Engebretsen: Bass
Kristian Syvertsen: Drums, Percussion, Backing Vocals
Lars Bendixby: Guitar (Lead), Guitar (Rhythm), Guitar (Pedal Steel), Mandolin
Knut Frøysnes: Guitar (Lead) Guitar (Rhythm), Saxophone, Backing Vocals
Espen Blystad: Keyboards
Peter Øiseth: Trumpet (faixa 8)
http://ow.ly/Wjbkw

Front
Disco: Cold Water Music
Ano: 2010
Faixas:
1. Urgency (3:54)
2. Misdemeanors (2:39)
3. Sobriety Hymn (4:15)
4. Controller (3:20)
5. High Hopes (3:55)
6. Song For K (2:55)
7. Weak Sense Of Rebellion (3:57)
8. To The Point (Where Nothing Hurts) (4:11)
9. Let The Choir Sing (4:57)
10. Dödskalle (3:10)
Músicas de autoria de Simen Lund, exceto "Sobriety Hymn", composta por Lund e Frøysnes.
Créditos:
Simen Lund: Vocals
Lars Bendixby: Guitar
Knut Frøysnes: Guitar
Kristian Syversen: Drums
Alex Engebretsen: Bass
Espen Blystad: Keyboards
Mattias Glavå: Synthesizer ("Song For K")
Fredrik Björling: Percussion ("Weak Sense Of Rebellion", "Let The Choir Sing")
http://ow.ly/Wjblu


Biografia:
O texto a seguir, traduzido livremente do inglês, que contém um pouco da história da Howl — natural da Noruega —, é uma resenha, de autor desconhecido, do último disco da banda, “Cold Water Music”, divulgada na sua página no MySpace.
Banda 1A cena musical norueguesa é cheia de chorões. Todos ficam reclamando a falta de apoio às turnês, espaços para ensaios, coberturas das rádios e da imprensa. A filosofia DIY (nota minha: segundo a Wikipedia em português, a “DIY é uma abreviação de Do It Yourself (do inglês faça você mesmo), que traduz um espirito empreendedor e anarquista que terá [sic] surgido com a cena punk underground”) não é exatamente um passeio no parque, e é também por isso que se mostra tão libertadora quando alguém simplesmente aparece do nada e a aplica. Foi exatamente isso o que a Howl fez com o seu elogiado disco de estréia, “Higher Class Of Lush”, de 2007, brilhantemente produzido por Frode Jacobsen, do grupo de rock norueguês Madrugada.
Banda 2Da vasta seleção de artistas noruegueses que lançaram álbuns autofinanciados, a canção “Repeater”, da Howl, foi pinçada pela estação de rádio NRK P3, da Noruega, e colocada no topo da programação. Um ano depois a Howl já não era considerada apenas uma banda promissora, com potencial. O seu disco de estréia foi relançado pela EMI em 2008, e mais duas músicas entraram na programação top da rádio NRK P3. Até o final de 2008, a Howl foi o artista mais tocado na rádio, acima inclusive de nomes mais conhecidos internacionalmente. Como finalista do concurso nacional “Urørt”, para artistas sem gravadora (nota minha: a afirmação soa estranha; afinal, a banda não tinha sido contratada pela EMI?), com uma grande repercussão de sua explosiva performance ao vivo no maior festival/conferência de música da Escandinávia, o “by:Larm”, e com várias apresentações nos festivais mais importantes do país, a Howl foi lentamente se firmando na zona de cima das bandas de rock norueguesas.
Banda 3Na primavera de 2009, a How entrou no Kungstenstudios, em Gothenburg, Suécia, para gravar o seu disco seguinte, “Cold Water Music”, e felizmente o resultado é um trabalho feito sem modismos, preservando a sua fórmula. Isso soa majestoso: rock puro realizado por um sexteto com suas referências definidas.
A Howl tem influências de vários e respeitados nomes da história do rock e da música pop. Springsteen, Big Star, Cheap Trick, T-Rex, Iggy Pop dos anos 70 e o pop barulhento da primeira metade da década de noventa (Posies, Teenage Fanclub, Urge Overkill). A lista de referências é, basicamente, infinita, e por trás dela, a voz rouca e soul do cantor Simen Lund quase cria uma síntese entre o Springsteen da era “Born To Run” e a Reigning Sound de Greg Cartwright.
Banda 4
Você provavelmente já ouviu o single “Misdemeanors” — dirigindo perigosamente com ânsia de viver —, que está atualmente na lista da NRK P3, e o álbum “Cold Water Music” ainda está cheio até a borda com mais tesouros.
Desta vez não será um ano até que o povo preste atenção à Howl.
Desta vez as pessoas sabem o que está vindo.
Desta vez a Noruega está pronta para uma banda que não perde um minuto do seu tempo com tendências, moda e o mundo fashion. Uma banda que está concentrada apenas em tocar o tipo de rock que eles próprios teriam adicionado a sua coleção de discos.
Agradeço a Deus por isso.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...